A História do RFID

O microchip, uma ideia de Geoffrey Dummer e construído mais tarde por Jack Kilberg em 1958 evoluiu imenso desde a sua conceção. Hoje em dia, um transístor que é usado na fabricação do chip já é 20x menor que o vírus da gripe, então já é possível criar um chip capaz de percorrer a corrente sanguínea e destruir o próprio vírus da gripe. Versões desse mecanismos foram imensamente utilizados durante a Segunda Grande Guerra por Sir Robert Alexander Watson-Watt para os sistemas de radares de deteção, que são os pais dos atuais sistemas RFID.
Foto de Sir Robert Alexander Watson-Watt
Sir Robert Alexander Watson-Watt
Em 1973 duas patentes foram requeridas para sistemas de RFID. Mario Cardullo requereu uma patente para uma etiqueta activa de RFID com uma memória regravável. E Charles Walton, por um cartão com um transponder passivo usado para destravar uma porta sem a utilização de uma chave.
Na mesma década O governo Norte Americano começou a voltar a sua atenção para os sistemas RFID. Este pediu ao departamento de energia para desenvolver um sistema capaz de rastrear materiais nucleares e para tal desenvolveram-se transponder que conteriam informações sobre a carga e o motorista.
Na década de 1990 entrou em cena o RFID baseado na tecnologia UHF (Ultra High Frequency) o qual oferece um alcance de leitura muito maior (aproximadamente 6 metros sobre condições boas) e transferência de dados mais velozes. Foi a altura do inicio da etiquetagem de mercadorias com estes dispositivos e a sua programação para a redução dos roubos de carga. Estes dispositivos eram programados para serem reconhecidos por sistemas de diferentes formas caso a mercadoria tivesse sido paga ou não.

Em 1999 houve o “boom” do sistema RFID quando quando o Uniform Code Concil, o EAN internacional, a Procter & Gamble e a Gillette se uniram e estabeleceram o Auto-ID Center, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Dois professores, David Brock e Sanjay Sarma, realizaram pesquisas para viabilizar a utilização de etiquetas de RFID de baixo custo em todos os produtos feitos, e rastreá-los. 

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